Horgani.Co

Horgani.Co é uma plataforma digital de troca e venda de alimentos orgânicos. Utilizando dessa tecnologia digital, nosso propósito é incentivar a produção e o consumo de alimentos orgânicos no país, afinal, segundo a ANVISA, o consumo de agrotóxicos é extremamente prejudicial aos ecossistemas e vem causando a degradação de recursos naturais como solo, água e flora, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. O objetivo da Horgani.Co é abrir espaços verdes, principalmente residenciais, mas também públicos, para o desenvolvimento de hortas comunitárias. Queremos permitir que todos tenham acesso à uma alimentação saudável e de qualidade por um preço justo, inclusive utilizando valores não financeiros. Para isso, propomos três formas de troca: 1 - alimentos por tempo de trabalho para manutenção do espaço verde compartilhado, 2 - um(s) alimento(s) por outros alimentos ou 3 - pela venda de alimentos orgânicos produzidos e/ou produtos que os utilizam como matéria prima (ex:geléias).
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
A Horgani.co pretende contribuir para resolver dois problemas sociais/ambientais: 1- Poluição: desde 2008 o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, utilizando cerca de 19% de toda a produção global. Segundo o IBGE, a utilização de agrotóxicos é a segunda maior causa de contaminação dos rios, além de poluir também o solo e os lençóis freáticos, causando graves problemas aos ecossistemas do país. 2- Saúde: como consequência da grande utilização de agrotóxicos, nós, brasileiros, acabamos ingerindo uma grande quantidade desse veneno durante a nossa vida, seja através da água ou dos alimentos (tanto animais quanto vegetais) que são afetados por isso. Essa ingestão contribui para o desenvolvimento de diversas doenças, como cânceres e problemas no sistema digestivo e nervoso. Incentivando o consumo e a produção de orgânicos, e tornando esses acessíveis financeiramente a todos, pretendemos diminuir consideravelmente o consumo de agrotóxicos.
Como funciona o seu negócio
A Horgani.co conecta pessoas com interesse em trocar, produzir, comprar e/ou vender - de forma acessível - alimentos orgânicos. O público que possui uma horta ou está interessado em desenvolvê-la em um espaço produtivo, cadastra-se na plataforma e indica quais possibilidades de relação com os interessados em consumo. Ele pode aceitar trocar seus alimentos por outros alimentos, vender ou trocar seus alimentos por trabalho voluntário na manutenção da horta. Disponibilizado e aprovado o seu cadastro, o interessado no consumo acessa a plataforma e faz sua busca baseado no formato econômico escolhido (troca, compra ou voluntariado), local de preferência (como perto de sua residência) e/ou seus gostos alimentares (escolhendo quais alimentos busca). O resultado é uma seleção de espaços produtivos que mais se aproximam do perfil buscado. Em seguida, o consumidor define com quem quer se relacionar e como será a transação ali mesmo, na plataforma.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Nossa principal receita vem de uma porcentagem sobre cada transação financeira realizada pela plataforma. Futuramente, quando tivermos uma rede grande de pessoas engajadas, existe a possibilidade de cobrar uma anuidade para ter acesso a rede. Outra proposta para o futuro é desenvolver planos empresariais para grupos de funcionários construírem hortas orgânicas nas organizações, com objetivo de integração. Quanto aos custos, precisamos de recursos, no momento, para desenvolver a plataforma. Futuramente, os maiores custos serão para a manutenção da mesma e incentivo à participação de grupos.
Viabilidade financiera
O principal destaque da Horgani.co é o fato da plataforma funcionar de uma forma colaborativa e aberta, dando a possibilidade para que todos possam participar, consumidores e produtores, de pequeno a grande porte. Além disso, o número de pessoas interessadas no consumo de alimentos orgânicos vem crescendo. Com isso, disponibilizando esses alimentos de forma mais acessível e barata, acreditamos que a tendência é que as pessoas vejam vantagens em se conectar à plataforma, visto que é comum escutarmos que esses alimentos são caros e de difícil acesso para grande maioria, conforme pesquisa qualitativa realizada nesse ano (2016) com 8 pessoas. Com relação a viabilidade financeira, comercializar pela internet e com a possibilidade de encontrar fornecedores mais próximo em poucos cliques, barateia consideravelmente os custos dos produtos, levando a um diferencial do preço do produto a ser vendido, quando comparado a mercados.
Riscos
Acreditamos que um primeiro desafio é conseguir uma forma de conectar pessoas com dificuldade de acessar a internet, como idosos e pessoas de comunidades. Além disso, vemos que o maior risco pode ser, de alguma forma, prejudicar os negócios de pequenos e médios produtores de orgânicos. Por isso, precisamos encontrar formas de beneficiar e criar valor compartilhado com eles, inserindo-os na plataforma de forma lucrativa para ambos, em um relação ganha-ganha. Com relação às nossas fraquezas, atualmente estamos sem recursos para investir o desejado na plataforma, tanto recursos financeiros como humanos para finaliza-la.
Equipe
Amanda Riesemberg: co-fundadora da Nossa Causa, Agência de Marketing com Impacto Social e do portal Nossa Causa, maior portal de conteúdo relacionado a empreendedorismo social e terceiro setor do Brasil. Daniel Rocha Neto: co-organizador do Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo - Maio/15 em Curitiba, e atualmente trabalha com planejamento de causas sociais na Nossa Causa. Giulliano Soares: co-criador do Impostômetro e co-fundador da Agência e portal Nossa Causa
Escalada
Acreditamos que por ser um negócio digital, tem grande capacidade de ser replicado em todo Brasil e mundo. Todavia, por ser um negócio de nicho, lidamos com pessoas que têm interesses muito específico, no caso o consumo ou venda de alimentos orgânicos, o que pode acarretar em mais tempo para termos um número significativo de usuários.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Ter a oportunidade de conseguir investimento financeiro para o projeto, algo que é uma dificuldade nossa no momento, e também poder participar da aceleração com a equipe da Yunus Negócios Sociais Brasil, que tem grande conhecimento sobre negócios sociais e poderiam nos ajudar a formatar um modelo de negócio mais sólido e sustentável e que efetivamente solucione os problemas que buscamos sem criar novos, além da rede internacional de apoio ao empreendedor social.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Horgani.Co"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Daniel a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Horgani.Co"